Básico em Teologia
Médio Avançado
Bacharel em Teologia
Pós Graduação
Português para Concursos
Psicopedagogia
Sobre o Curso
O curso de pós-graduação latu sensu em PSICANÁLISE E TEORIA ANALÍTICA, ora proposto pelo Ensino Ideal , gira em torno da ideias que se fazem comum sobre os questionamento em torno da práxis psicanalítica para além dos limites do consultório, onde hoje até mesmo os professores e psicopedagogos utilizam práticas oriundas do berço freudiano, no mundo pós moderno o interesse principal desta especialização é o postulante ser capaz de responder as questões como por exemplo: Como tratar da subjetividade quando pacientes buscam na instituição soluções a decorrência ao adoecimento orgânico? Quais são os posicionamentos éticos diante de equipes multidisciplinares? Qual a contribuição da teoria psicanalítica no funcionamento institucional? Que ferramentas psicoterápicas e educacionais a leitura psicanalítica pode dar a psicólogos, educadores, psicopedagogos e psicanalistas?
Público Alvo
Psicopedagogos, psicólogos e psicanalistas, educadores e qualquer profissional da área da saúde, educação e ciências humanas que sejam portadoras de diploma de graduação superior devidamente reconhecido.
Carga Horária
- Total de horas: 480h com (01) encontro mensal
- Duração do curso: 25 meses (ou mais dependendo da elaboração do TCC).
Sobre
A Psicanálise é uma práxis iniciada por Sigmund Freud que parte de sua experiência clínica, constituiu uma dos saberes mais importantes do século XX Desde os primórdios Freud destacava a importância da inclusão da psicanálise no círculo universitário.
Conhecendo
- Conhecer as bases que fundamentalizam a teoria psicanalítica.
- Estabelecer condições de pesquisas.
- Identificar os principais conceitos da psicanálise articulados com a clinica.
- Possibilitar o diálogo e interlocução entre prática clínica e educação.
- A perfeiçoar a psicanálise com outras disciplinas.
Credenciamento Como Psicanalista
Os alunos que tiverem interesse em ser psicanalista poderão ser associados ao Conselhoda sua cidade ou ao Conselho Nacional . Que após 120 horas de análise didática e obedecendo o tripé psicanalítico: Teoria, Análise e Supervisão, os candidatos poderão ser filiados a Regional competente.
Ementa do curso
Introdução e história da psicanálise:
- Psicanálise: Filosofia e Mitologia.
3- Fundamentos da teoria da Psicanálise.
4- O Inconsciente freudiano.
5- O Inconsciente freudiano ll.
6- Constituição do sujeito e personalidade na psicanálise.
7- Estruturas clínicas l- teoria geral das neoroses.
8- Metapsicologia Freudiana.
9- Psicopatologia psicanalítica da vida cotidiana.
10- Técnicas psicanalíticas l – Teoria e técnicas.
11 – Metodologia científica aplicada na psicanálise;
12 – Escolas psicanalíticas l – Movimentos expansionistas das escolas de psicanálise.
13 – Estruturas clínicas ll – Relações objetais e Narcisismo.
14 –Psicanálise e as fases da vida l – Infância: Fundamentos de Anna Freud, Melanie Klein e Winnicott.
15- A Inteligência emocional aplicada.
16 – Programação neolinguística (PNL).
17 – Psicanálise, psiquiatria e neurociências.
18 – Subjetividade e contemporaneidade.
19 – Ética da Psicanálise.
20 – Psicanálise e atenção psicossocial.
21 – As Clínicas das toxicomanias.
22- Psicoterapia de grupo.
23- Estágios supervisionados.
24 – (TCC) Monografia.
Mercado de Trabalho
Identificamos duas grandes áreas de atuação: a Psicopedagogia clínica, que recebe o sujeito que já apresenta dificuldades em seu processo de aprendizagem; e a Psicopedagogia Institucional, que tem um trabalho preventivo. A psicopedagogia clínica como área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis relacionados com outros ramos e outras especialidades da psicologia e da educação, mas ao mesmo tempo distintos dela, tem sua origem na convicção de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. A clínica psicopedagógico tem seu lugar na leitura dos fenômenos de aprendizagem. Entendemos como instituição diversos lugares:
Clínicas médicas, psicológicas e multidisciplinares; Centros de referência para tratamento de diversas enfermidades como Doenças Sexualmente Transmissíveis; Centros de Atenção Psicossocial; Instituições escolares como berçários, creches, educação básica, centros técnicos e universidades/faculdades; Empresas públicas e privadas; Indústrias e fábricas; Organizações Não Governamentais assistenciais; Instituições assistenciais do governo (ex.: penitenciárias, casas de repouso, albergues, orfanatos e casas de menores infratores). Realiza a investigação e o diagnóstico psicopedagógico institucional, identifica sintomas bloqueadores do processo ensino-aprendizagem e os redimensiona por meio de estratégias que possibilitem a aquisição do conhecimento.
O curso de pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional não habilita para o exercício profissional, mas qualifica aqueles que por sua prática profissional estão habilitados legalmente para atividades clínicas, de prevenção, de diagnóstico, de intervenção e de reabilitação dos processos ensino-aprendizagem.
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