Estudar teologia nos ensina a ler, interpretar e entender adequadamente a Palavra de Deus.
Há muitos pregadores/professores neste mundo que torcem as Escrituras para apoiar seu argumento. Há também uma prática chamada eisegesi. Significa ler nas Escrituras o que você quer que esteja dizendo. Por exemplo, quantas vezes você já ouviu um sermão sobre Davi e Golias apenas para ser dito que esta passagem é sobre lutar contra os “gigantes” em nossas vidas? Foi por isso que Deus escolheu incluir este evento em Sua Palavra?
Uma prática oposta à eisegesis é a exegese!
Uma prática oposta à eisegesis é a exegese que significa ler das Escrituras o que está dizendo. Isto é para ler uma passagem, no contexto e praticando hermenêutica adequada para determinar o que a passagem está realmente afirmando.
Hermenêutica é a ciência da interpretação adequada. Leva em conta o contexto, a compreensão da cultura de quando e onde foi escrita uma passagem, para quem foi escrita a passagem, por quem foi escrita a passagem, que tipo de literatura é a passagem e as línguas originais.
A ferramenta mais importante que temos na compreensão adequada e na interpretação das Escrituras é ler a passagem no contexto dela.
“Queremos progredir em nosso conhecimento e crescimento em nosso entendimento, mas temos que ter cuidado para não ser atraídos para a tentação de chegar a algo novo apenas para ser novo”.