PÓS GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Psicopedagogia

Psicopedagogia

Sobre o Curso

O curso de pós-graduação latu sensu em PSICANÁLISE E TEORIA ANALÍTICA, ora proposto pelo Ensino Ideal , gira em torno da ideias que se fazem comum sobre os questionamento em torno da práxis psicanalítica para além dos limites do consultório, onde hoje até mesmo os professores e psicopedagogos utilizam práticas oriundas do berço freudiano, no mundo pós moderno o interesse principal desta especialização é o postulante ser capaz de responder as questões como por exemplo: Como tratar da subjetividade quando pacientes buscam na instituição soluções a decorrência ao adoecimento orgânico? Quais são os posicionamentos éticos diante de equipes multidisciplinares? Qual a contribuição da teoria psicanalítica no funcionamento institucional? Que ferramentas psicoterápicas e educacionais a leitura psicanalítica pode dar a psicólogos, educadores, psicopedagogos e psicanalistas?

Público Alvo

Psicopedagogos, psicólogos e psicanalistas, educadores e qualquer profissional da área da saúde, educação e ciências humanas que sejam portadoras de diploma de graduação superior devidamente reconhecido.

Carga Horária

  • Total de horas: 480h com (01) encontro mensal
  • Duração do curso: 25 meses (ou mais dependendo da elaboração do TCC).

Sobre

A Psicanálise é uma práxis iniciada por Sigmund Freud que parte de sua experiência clínica, constituiu uma dos saberes mais importantes do século XX Desde os primórdios Freud destacava a importância da inclusão da psicanálise no círculo universitário.

Conhecendo

  • Conhecer as bases que fundamentalizam a teoria psicanalítica.
  • Estabelecer condições de pesquisas.
  • Identificar os principais conceitos da psicanálise articulados com a clinica.
  • Possibilitar o diálogo e interlocução entre prática clínica e educação.
  • A perfeiçoar a psicanálise com outras disciplinas.

Credenciamento Como Psicanalista

Os alunos que tiverem interesse em ser psicanalista poderão ser associados ao Conselhoda sua cidade ou ao Conselho Nacional . Que após 120 horas de análise didática e obedecendo o tripé psicanalítico: Teoria, Análise e Supervisão, os candidatos poderão ser filiados  a Regional competente.

Ementa do curso

Introdução e história da psicanálise:

  1. Psicanálise: Filosofia e Mitologia.

3- Fundamentos da teoria da Psicanálise.

4- O Inconsciente freudiano.

5- O Inconsciente freudiano ll.

6- Constituição do sujeito e personalidade na psicanálise.

7- Estruturas clínicas l- teoria geral das neoroses.

8- Metapsicologia Freudiana.

9- Psicopatologia psicanalítica da vida cotidiana.

10- Técnicas psicanalíticas l – Teoria e técnicas.

11 – Metodologia científica aplicada na psicanálise;

12 – Escolas psicanalíticas l – Movimentos expansionistas das escolas de psicanálise.

13 – Estruturas clínicas ll – Relações objetais e Narcisismo.

14 –Psicanálise e as fases da vida l – Infância: Fundamentos de Anna Freud, Melanie Klein e Winnicott.

15- A Inteligência emocional aplicada.

16 – Programação neolinguística (PNL).

17 – Psicanálise, psiquiatria e neurociências.

18 – Subjetividade e contemporaneidade.

19 – Ética da Psicanálise.

20 – Psicanálise e atenção psicossocial.

21 – As Clínicas das toxicomanias.

22- Psicoterapia de grupo.

 23- Estágios supervisionados.

24 – (TCC) Monografia.

Mercado de Trabalho

Identificamos duas grandes áreas de atuação: a Psicopedagogia clínica, que recebe o sujeito que já apresenta dificuldades em seu processo de aprendizagem; e a Psicopedagogia Institucional, que tem um trabalho preventivo. A psicopedagogia clínica como área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis relacionados com outros ramos e outras especialidades da psicologia e da educação, mas ao mesmo tempo distintos dela, tem sua origem na convicção de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. A clínica psicopedagógico tem seu lugar na leitura dos fenômenos de aprendizagem. Entendemos como instituição diversos lugares: 

Clínicas médicas, psicológicas e multidisciplinares; Centros de referência para tratamento de diversas enfermidades como Doenças Sexualmente Transmissíveis; Centros de Atenção Psicossocial; Instituições escolares como berçários, creches, educação básica, centros técnicos e universidades/faculdades; Empresas públicas e privadas; Indústrias e fábricas; Organizações Não Governamentais assistenciais; Instituições assistenciais do governo (ex.: penitenciárias, casas de repouso, albergues, orfanatos e casas de menores infratores). Realiza a investigação e o diagnóstico psicopedagógico institucional, identifica sintomas bloqueadores do processo ensino-aprendizagem e os redimensiona por meio de estratégias que possibilitem a aquisição do conhecimento.

O curso de pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional não habilita para o exercício profissional, mas qualifica aqueles que por sua prática profissional estão habilitados legalmente para atividades clínicas, de prevenção, de diagnóstico, de intervenção e de reabilitação dos processos ensino-aprendizagem.

Este curso é realizado em parceria com http://ensinoidealofficial.com.br/

Por que escolher o Instituto Lógos

Capacitamos você a tornar-se um teólogo para o ministério cristão!

Ao Ministério Pastoral

Objetiva a capacitação ética e teológica do aluno, para atender seu chamado ao ministério pastoral junto a sua denominação!

Ao Ministério de Ensino

Seja capacitado a crescer profundamente no conhecimento da Palavra de Deus e aperfeiçoe ainda mais o seu dom de mestre!

Nível Superior em Teologia

Temos uma parceria junto ao MEC para reconhecimento do seu diploma livre de Bacharel em Teologia.

Requerimento Básico Para...

Você ingressar na pós graduação, mestrado, doutorado, PHD.

Venha estudar conosco!

(21) 3802 - 9432

Seg. á Sex, das 10h ás 20h

institutologosdeteologia2011@gmail.com

Matricule-se agora!